Renovar o visual pode ser o ponto-chave para manter uma marca competitiva
Cada vez mais o mundo se acelera e passa por mudanças. A novidade de hoje pode ser notícia velha amanhã. Nos negócios isto não é diferente. Com a velocidade da informação e uso cada vez mais ostensivo da internet, novos modelos de negócio surgem a todo momento, forçando as empresas a repensarem suas atividades, passando por constantes mudanças na forma de se comunicar com seus clientes.
Um bom logotipo gera credibilidade
Parte dessas mudanças está ligada a sua linguagem visual e a base de tudo isso está no logotipo. Ele é um dos primeiros pontos de contato dos clientes com uma empresa. Então, é preciso que este logotipo transmita os reais valores desta empresa de forma clara e dinâmica. Quando isto já não acontece mais, é recomendado um redesign de logotipo. Quando feito por profissionais, um redesign pode mudar completamente o desempenho de uma empresa do ponto de vista econômico. Duvida?
Redesign de logotipo parcial
O redesign de logotipo pode acontecer de diferentes formas. Existem casos que com o tempo o logotipo da empresa deixa de comunicar perfeitamente o seu momento atual. Toda empresa passa por mudanças e ajustes, e isso também vale para o logotipo. Nestes casos, as mudanças no logotipo são sutis, podendo ir desde a modernização da fonte ou a mudança de algum elemento que acompanha o logotipo, passando pelo ajuste das cores para que permitam uma melhor transposição da marca para seu cliente. A questão aqui é obter uma clara evolução do logotipo, sem que ele perca as principais características do logotipo anterior. A intenção é renovar o que existe e não mudar completamente o logotipo.
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Redesign de logotipo total
Mas quando um logotipo já serviu ao seu propósito e se encontra obsoleto, atrapalhando a empresa em seus interesses, o mais recomendado é um redesign de logotipo completo, partindo para outras linhas criativas. A ideia é transmitir uma nova imagem, se baseando no mercado atual, trazendo novos elementos que agreguem novos valores a empresa. Dependendo do grau de mudança da empresa, até mesmo o posicionamento da marca deverá ser mudado, visando uma comunicação mais clara e objetiva com seus clientes. Veja nestes exemplos alguns redesigns de sucesso que a C4SA já fez:
Exclusive: um case de sucesso
Um bom exemplo de redesign de logotipo foi o da boate Exclusive. Redesenhar o logotipo pode ser mais complicado do que criar um totalmente novo. No caso de marcas já consolidadas, é preciso muito cuidado para que a personalidade da marca não seja perdida no processo de redesign. A mudança foi necessária, pois a intenção do projeto era de reposicionar a marca no mercado, e para isso foi necessário a independência de símbolos para completar seu sentido. O logotipo antigo fazia referência a um detalhe de decoração no chão da boate que já nem existia mais. Além de uma leitura mais fluída, onde o último “E” espelhado joga o leitor de volta para a marca, repensamos todos os seus detalhes. O redesign do logotipo sugere mais sofisticação e charme. Tudo isto refletiu na comunicação da marca feita daí para frente, interferindo até mesmo no público da Exclusive. Já o posicionamento da marca, hoje bem mais descolado, funciona como uma promessa da Exclusive, colocando a casa em um novo patamar e trazendo o foco para a experiência de curtir a noite.
Gostou? A C4SA pode te ajudar a chegar lá. Temos tudo que sua marca precisa para se destacar no mercado. Quem sabe a nossa parceria não ajuda a sua marca a ter todos esses atributos. Peça sua proposta.
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