É no mínimo estranho ouvir de alguém que trabalha com propaganda dizer para você não gastar o dinheiro da sua empresa com propaganda. Mas te convido a ler com atenção essas dicas e entenda melhor o título do artigo.

Muitas boas empresas passam por momentos de dúvida na hora de investir seriamente em propaganda.

Escute sua agência

Primeiro de tudo: como anda a qualidade do seu produto ou serviço? Nada, mas nada mesmo substitui um bom produto e um bom atendimento. Se sua empresa não possui esses dois itens, é melhor investir primeiro neles e depois em propaganda. Para que chamar mais clientes para consumir um produto ruim ou com atendimento ruim? É melhor resolver esses problemas e depois botar a cara na rua.

Resolvido isso, na mão de quem você vai colocar algo tão valioso como a marca da sua empresa? Se uma agência de publicidade lhe oferece um logotipo muito barato, de graça ou algo semelhante, desconfie. Grandes empresas investem muito dinheiro para criar logotipos e marcas eficientes, por que ele sairia de graça? Na verdade você pode estar diante de um trabalho de qualidade duvidosa e a real intenção pode ser lhe vender produtos que compensem essa “promoção imperdível”. O barato sai caro. Geralmente o preço é proporcional à qualidade.

Se sua empresa vai contratar uma agência de publicidade, questione quem vai lidar com a sua marca dentro da empresa. Quem são esses profissionais? São estagiários? São preparados e formados para lidar com isso? Tem muita gente boa investindo em boa publicidade e divulgando em canais errados ou investindo em publicidade ruim nos canais certos, o que só queima a sua marca. Você deve, se possível, destinar uma verba mensal para investir em propaganda. Se você não anuncia, seus concorrentes vão anunciar e seus clientes vão experimentar o produto ou serviço dele.

Diversas empresas tem dúvida se contratam uma pessoa para fazer a sua publicidade dentro da empresa ou contratam uma agência. Na maioria dos casos a regra é simples. É microempresa? Contrate uma agência. Nem que for para fazer trabalhos pontuais, mas você precisa de profissionalismo e não pode pagar para ter um bom profissional trabalhando internamente. Média ou grande empresa? Contrate um profissional com formação em marketing e experiência para gerenciar seus recursos com propaganda. Ele pode contratar os serviços com diversos profissionais ou optar por contratar uma agência. O dono da empresa tocar sozinho o marketing e a empresa ao mesmo tempo é certeza de que um dos dois será mal feito. Exija que esse profissional demonstre por meio de números para onde vai esse dinheiro e o retorno gerado por ele. Fique sempre de olho nesse profissional.

Propaganda é um investimento. Não deve ser encarado como gasto, como no título ou em alguns exemplos acima. Ela garante que seus clientes vão sempre se lembrar da sua marca. Gasto é quando você investe dinheiro sem ter o devido retorno. Investimento é usar com sabedoria, contratando profissionais e serviços de qualidade, que retornam como resultados pro seu negócio. Aprenda a diferenciar. Invista com a ajuda de quem pode te dar esse retorno.


voltar


DIZ PRA GENTE O QUE ACHOU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *