Marketing, num sentido amplo, é definido como o conjunto de técnicas e estratégias destinadas ao desenvolvimento da marca e ao aumento de vendas de uma empresa ou organização. Entretanto, ao longo dos anos, o que era apenas “chamar a atenção dos clientes” e receber ou não uma resposta a altura do concorrente foi se modificando e se aperfeiçoando, principalmente pela mudança nos hábitos de compra e com o advento do mundo virtual.
Assim, o Marketing ganhou outras técnicas e mais uma ramificação, sendo o Marketing Digital hoje o mais utilizado pelas empresas. Porém, o Marketing Tradicional está totalmente obsoleto ou ainda é considerável para o seu negócio? É isso que vamos saber a seguir.
Definindo o Marketing Tradicional
O Marketing Tradicional nada mais é do que utilizar meios tradicionais e de massa para passarmos uma mensagem e atingir o público. Os principais meios, utilizados até hoje, são a TV, o Rádio, Revistas, Outdoor, Panfletos, Telemarketing e demais que não precisam da internet para serem veiculados.
Também chamam o Marketing Tradicional como “Marketing de Interrupção”, justamente por atingir o consumidor durante uma rotina ou programa para transmitir uma mensagem. Parte do princípio de usar um meio de massa para impactar o público, ou seja, quanto mais pessoas receberem a mensagem, melhor.
Definindo o Marketing Digital
O Marketing Digital ou Marketing Online, como o próprio nome já diz, é o que utiliza de estratégias nos meios digitais para levar uma mensagem até os consumidores. Nasceu com a internet e vem evoluindo cada vez mais, ganhando ramificações e diversas técnicas.
Diferente do Marketing Tradicional, o grande objetivo deste tipo de Marketing é atrair e reter a atenção do consumidor através da informação por conteúdos relevantes e da interação que os veículos de comunicação proporcionam.
Como escolher?
Com mais acesso à informação, os hábitos de consumo continuam em constante mudança, e cabe ao Marketing se adaptar progressivamente a estas mudanças e as empresas ficarem não deixarem de se comunicar com os consumidores e perder vendas.
Entretanto, ainda que a internet hoje seja o maior meio para busca de informações, os meios tradicionais, mesmo que diminuindo, não perderam seu espaço totalmente.
Vejamos as vantagens e desvantagens de cada um:
# Vantagens do Marketing Tradicional
- Cria uma maior visibilidade da marca;
- Impacta melhor em pessoas que não tem acesso ou familiaridade com a internet;
- Se feito de forma atrativa, pode ganhar visibilidade orgânica também na web;
- Tem chances maiores de criar uma boa experiência para o público-alvo.
# Desvantagens do marketing tradicional
- Custos altos de execução;
- Difícil mensuração de resultados;
- Não abrange ou impacta muito bem nichos e públicos mais jovens;
- Tende a ser mais invasivo.
# Vantagens do marketing digital
- Custos mais baixos para execução;
- Fácil mensuração de resultados;
- Ampla aceitação pelo público jovem e adulto;
- Segmentação assertiva por região, idade, sexo e interesses;
- Pode adotar a tecnologia de geolocalização em ações.
# Desvantagens do marketing digital
- Necessidade de conexão com a internet;
- Difícil conversão de pessoas idosas;
Marketing Tradicional e Marketing Digital: Qual o melhor para o meu negócio?
Ressaltamos que as duas vertentes são importantes para o seu negócio, de modo que um não é menos importante que o outro. Cada negócio possui necessidades de estratégias de marketing únicas e personalizadas.
Uma empresa precisa estar nas redes sociais, ter um site personalizado e atraente e estar entre as primeiras pesquisas do Google, mas também precisa cuidar do ponto de venda, do atendimento que é dado aos clientes e funcionários e, sobretudo, sobre a percepção geral que a empresa passa para todos os consumidores.
Logo, unir as duas vertentes é essencial para qualquer negócio. Procure especialistas e veja quais estratégias são boas para o seu negócio, utilize todas as ferramentas e técnicas a seu favor e aumente suas vendas.
voltar
Deixe um comentário