A ano de 2016, apesar da crise, o E-commerce fechou com um faturamento de R$ 44,4 bilhões, superando as expectativas e aumentando as perspectivas para este e os próximos anos.
Entretanto, montar uma loja virtual de sucesso exige dedicação e comprometimento com o seu site e o consumidor final. Veja e siga as principais orientações para ter uma loja virtual de qualidade e sucesso.
Entenda o público da sua Loja Virtual
É possível ter e-commerce nos mais diversos nichos de mercado, mas é necessário ver o que o seu público busca e qual a melhor forma de atender às suas necessidades.
#1 Faça uma pesquisa de campo
Procure grupos de pessoas que podem ser seus possíveis consumidores e faça uma entrevista, veja seus principais comportamentos e o que eles esperam com o seu produto.
#2 Pense no Design e Identidade Visual
Um projeto de site com design e usabilidade bem estruturado e alinhado com sua identidade visual (se você ainda não tem, veja aqui como solucionar sua indentidade visual) é começar tendo um bom diferencial competitivo, além de aumentar a credibilidade da marca.
#3 Organize os produtos por categorias
A melhor forma de catalogar os produtos é organizando-os por categorias, isso facilita o processo de cadastro dos produtos e também o processo de busca pelo usuário no seu site.
Escolha a Plataforma de acordo com o que precisa
A plataforma para e-commerce é o sistema responsável pelas ferramentas de gerenciamento da sua loja virtual, bem como esta ficará visível na internet. A partir dela se faz todo o processo de incluir e excluir produtos, gerenciamento de pedidos e fretes, meios de pagamento e demais funções.
A escolha da plataforma é essencial, visto que esta deve atender às necessidades do projeto. Uma mudança na plataforma pode gerar diversos contratempos para a empresa, além da perda de tempo e dinheiro.
Os tipos de plataforma são:
#1 Open source
Plataforma Open Source (que do inglês significa “código-aberto”) é um tipo de plataforma que oferecem esses códigos de forma gratuita. Ainda que seja uma opção gratuita e customizável, o cliente deve ficar atento aos gastos com um profissional para fazer a instalação do código, além da instabilidade online e no suporte à manutenção.
#2 Low-end
Plataforma alugada e com um custo menor de aquisição, melhor para os e-commerces de pequeno e médio porte. Oferece hospedagem, suporte e constantes atualizações do seu software. Peca apenas pelo baixo nível de customização.
#3 High-end
É o tipo de plataforma desenvolvido em particular para a empresa que o contrata. Logo, possui grande nível de customização e um número ilimitado de recursos do sistema e inclusão de produtos. Entretanto, há altos custos de desenvolvimento e implementação.
A C4SA é parceira da Tray, que é uma plataforma High-end com diversas funcionalidades, como integração SEO, e-mail marketing, monitoramento de preços e afins.
Pagamento e Segurança
Há três maneiras de integrar o sistema de pagamento na loja virtual, sendo eles:
#1 Intermediadores de pagamento
Cobram uma taxa fixa por cada transação na loja, mas é o mais recomendável para quem está iniciando a loja virtual, pois assume os riscos de fraude e fazem adiantamento de recebíveis.
#2 Gateways de pagamento
Garante taxas menores por transação e conexões mais estáveis com as redes de adquirência. Porém, o lojista deverá contratar os demais serviços de fora, como anti-fraude.
#3 Integração direta com a Adquirente
Assim como o Gateway, o contato é feito direto com o Adquirente e as taxas podem ser acordadas livremente entre ambos. Mas só recomendado para lojistas que tenham mais experiência e equipe de desenvolvimento dedicada à loja virtual.
Já a segurança da loja virtual é importante para proteger tanto o lojista como os dados dos clientes. Os protocolos de segurança que todo e-commerce deve ter são:
#1 Secure Socket Layer (SSL)
Atua protegendo os dados inseridos pelos usuários nos mais diversos formulários do site, impedindo que terceiros possam ter acesso indevido.
#2 Selos de segurança
Passam maior confiança para o usuário, pois são são selos adquiridos pela empresa ao longo do tempo desde que cumpra uma série de pré-requisitos de segurança.
#3 Scan de Aplicação e IP
Faz varreduras constantes no site em busca de áreas fracas ou vulneráveis do site que possam permitir que pessoas mal intencionadas acessem o banco de dados ou informações sigilosas.
Estoque e Logística
Se o seu produto não é digital, então pensar no estoque e na logística são pontos primordiais antes mesmo de se pensar no site, visto que estão diretamente ligados ao seu espaço físico e a experiência do usuário com a marca. Para a logística, há duas formas de entrega que o lojista poderá optar:
#1 Correios
O método mais simples para realizar as entregas. Entretanto, há uma série de restrições. No caso, é recomendado uma pesquisa maior para saber se é indicado para o seu tipo de produto.
#2 Transportadora
Tem menos restrições e possíveis problemas com greve, porém não é indicado para o lojista que possui uma operação ainda pequena.
Saiba mais sobre formas de entrega e operadores logísticos no E-commerce Brasil
Marketing e Pós-venda
Depois de toda a loja estruturada, é hora de pensar em como divulgá-la para atrair visitantes.
O mais recomendado é que, no processo de criação da loja virtual, seja feito um plano de marketing em paralelo, para que toda estratégia de marketing seja alinhada, definindo prazos, objetivos e a melhor forma de divulgação, além de investimentos e o prazo para o ROI.
As principais formas de se obter tráfego para o seu site são:
#1 SEO e Geração de Conteúdo
Ter um site de acordo com as técnicas SEO e com conteúdo relevante e alinhado com seu público-alvo aumenta de forma significativa o seu site nas buscas orgânicas, além de atrair pessoas realmente interessadas no seu produto.
#2 Google Adwords
Ferramenta de anúncio do Google ideal para obtenção de um volume maior de visitantes, sobretudo a curto prazo, para a loja virtual.
#3 Redes Sociais
É onde a maioria dos usuários estão buscando por conteúdo, marcas e produtos. Além de possuírem uma segmentação mais específica para anúncios, é também o meio mais indicado para a construção da imagem da marca.
#4 E-mail Marketing
É o melhor canal para relacionamento e pós-vendas. Tenha uma landing page no seu site para conseguir o contato de potenciais clientes e os mantenha informado sobre suas novidades.
A C4SA oferece consultoria especializada
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