O logotipo é uma assinatura, um verdadeiro símbolo no qual é transmitido os valores e conceitos da empresa. É ele o responsável pelo primeiro contato entre a marca e o consumidor e por gerar identificação com o público. Por conta disso, é imprescindível que ele consiga refletir a imagem da sua empresa, ao mesmo tempo em que deva ser bonito, criativo e expressivo.
Em um mercado concorrido, um logotipo bem feito faz com que seu produto ou serviço se destaque dos demais concorrentes e transmita corretamente, sempre com credibilidade e profissionalismo, a mensagem que a marca deseja passar para seu público-alvo.
Para a criação do logotipo ideal, o profissional precisa conhecer a cultura da empresa, seu posicionamento no mercado, público-alvo e outros aspectos que a compõe para sintetizar tudo isso em uma solução visual que funcione nesse contexto.
OK, mas o que é o quê?
Por conta da enxurrada de termos que vemos sobre o assunto, vamos aqui elucidar algumas questões sobre o significado de algumas palavras recorrentes quando se trata de logotipo e identidade visual como um todo.
Marca
A definição de marca é bastante extensa e bem discutida, sendo tema de diversos estudos. O termo marca é utilizado para se referir a uma determinada empresa, seja o nome, imagens ou conceitos presentes no produto, serviço e na própria empresa.
Segundo Philip Kotler, uma marca é um nome, termo, símbolo, desenho – ou uma contribuição desses elementos – que deve identificar os bens ou serviços de uma empresa ou grupo de empresas e diferenciá-los da concorrência. Kotler também define marca com seis níveis de significado: atributos, benefícios, valores, cultura, personalidade e significado.
De uma forma geral, podemos conceituar marca como a ligação entre uma empresa ou instituição, sua missão, visão e valores, e os consumidores.
Logotipo
Do grego logos – significado, e typos – figura. Segundo a definição do dictionary.com, logotipo “é um elemento do design gráfico reconhecível, geralmente inclui um nome, símbolo ou marca representando uma organização ou produto”.
O logotipo é uma forma de representar graficamente um produto ou serviço. É uma assinatura institucional, uma representação visual da marca. Como toda assinatura, o logotipo precisa ter o seu padrão visual que o torna único e reconhecido seja onde ele por estampado.
As marcas acima, sendo fortes e bem estabelecidas no mercado, dispensam o uso de seus nomes.
Mas afinal: é logotipo ou logomarca?
O termo logomarca é um caso de neologismo bem controverso. Tendo como etimologia a palavra do grego logo (significado), e do germânico marca (significado), a palavra logomarca acaba se tornando um pleonasmo. A tradução literal seria significado do significado, mas que no fim não significa coisa alguma.
Mas é claro, nada impede do termo ser utilizado, já que ele é bem usado e difundido no meio. De tanto utilizada, a palavra se tornou recorrente no nosso idioma. Mas demonstra certo desconhecimento do assunto.
Slogan
Um slogan bem pensado tem o poder de reforçar ainda mais uma marca
O slogan é uma frase que resume e reforça as características de um produto ou serviço. Sempre de fácil memorização, o slogan é utilizado juntamente com o logotipo em assinaturas de peças de comunicação para reforçar o posicionamento da marca junto a seu público. No caso dos logotipos acima, todos criados pela C4SA, costumamos misturar um pouco o que é slogan com o que é o posicionamento da marca. É uma forma mais ágil e moderna de conferir vida às marcas, que falam com o consumidor através do seu logotipo e comunicação.
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