Das maiores plataformas de anúncios online, os gigantes Facebook Ads e o Google Adwords são as grandes apostas para quem investe ou quer investir em Marketing Digital para aumentar a propagação do negócio e aumentar as vendas. Entretanto, muitos empreendedores não sabem qual a importância de cada um e qual o melhor para o negócio. Vejamos mais abaixo.
Google Adwords
O Google Adwords é uma ferramenta do Google que permite criar anúncios de textos, gráficos, em vídeos ou mesmo em aplicativos que redirecionam para o website da empresa ou qualquer outra página de interesse, como redes sociais ou landing pages.
Funciona através de palavras-chave, ou seja, são criados anúncios e lances para os termos no qual tem a ver com o negócio e que são mais procurados. Desta forma, o anúncio aparece quando o usuário fizer uma busca utilizando a palavra-chave utilizada pelo anunciante.
#Vantagens/Desvantagens Adwords
#Vantagens
1 – Palavras-chave e Segmentação
Com as palavras-chave, é possível atingir o usuário no momento da busca, ou seja, aparecer para quem está efetivamente buscando pelo produto ou serviço. Além disso, também possível segmentar por localização geográfica, idade e gênero do público.
2 – Pague por clique
Só há cobrança quando algum usuário clica efetivamente no seu anúncio. A dúvida que surge pode ser a de seja caro para estar nas primeiras posições do Google, porém, muitos fatores são levados em consideração pelo Adwords para que o anúncio esteja bem posicionado, sobretudo a relevância. Isso se deve principalmente à experiência do usuário, ou seja, anúncios com melhor descrição, palavra-chave e boas página de destino serão melhor posicionadas sem necessariamente pagar mais caro por isso.
3 – Sem gasto mínimo, controle do orçamento e relatórios em tempo real
No Google Adwords é possível determinar o orçamento a ser investido sem que precise de um valor mínimo, ou seja, pode começar investindo qualquer valor. Em tempo real, é possível possível verificar os valores que estão sendo cobrados e quais os retornos gerados sobre as campanhas, permitindo alteração e otimização.
4 – Anúncios no ar em poucos minutos e ROI
Definidas as palavras-chave e feito os anúncios, em poucos minutos a campanha estará no ar e visível a milhares de usuários. E com alguns cálculos é possível determinar o tamanho do seu Retorno Sobre Investimento – ROI, ou seja, se o seu lucro está de acordo com o valor investido nas campanhas.
#Desvantagens
1 – Se o site não for efetivo, os custos são mais altos
O Google valoriza a experiência do usuário. Desta forma, se o site não possuir conteúdos e aparência relevantes, não ser seguro ou não seguir as políticas corretas, para permanecer nas primeiras posições os custos serão muito mais elevados.
Facebook Ads
O Facebook Ads é uma plataforma do Facebook voltada para produção e gerenciamento de anúncios. Destaca-se, sobretudo, por segmentar de forma mais assertiva e os mais diversos formatos de anúncio.
É considerada umas das mais eficientes para o Marketing Digital, principalmente pelo grande número de usuários ativos e pelos anúncios que tem mais apelo junto ao público-alvo.
#Vantagens/Desvantagens Facebook Ads
#Vantagens
1 – Posts Patrocinados e Anúncios Fora da Timeline
Há a opção de promover os posts que estão na fanpage e, por vezes para não sobrecarregá-la, é possível patrocinar postagens para veicularem sem estar propriamente na fanpage.
2 – Segmentação
O Facebook Ads permite segmentação extremamente específica por localização, idade, gênero e perfis de interesse, o que torna o anúncio muito mais efetivo, visto que apenas pessoas realmente relevantes para o negócio serão atingidos.
3 – Custo Por Clique
O cálculo do CPC (Custo Por Clique) no Facebook é feito pelo valor investido dividido pela quantidade de cliques recebidos, assim, quanto mais cliques o anúncio tiver, menos irá custar.
4 – Tipos de Anúncio
O Facebook Ads possui uma variedade enorme de anúncios para cada etapa e tipo de negócio, ou até mesmo utilizada para apoiar as demais estratégias de marketing.
#Desvantagens
1 – O usuário nem sempre está procurando por aquilo
Ao contrário do Adwords, o usuário será impactado com um anúncio que nem sempre deseja adquirir, ou pelo menos não naquele momento. Logo, em alguns momentos são necessários mais esforços para atrair e reter verdadeiramente um usuário e torná-lo cliente.
Facebook Ads ou Google Adwords: onde devo investir?
Após mostrarmos as vantagens e desvantagens de cada plataforma, ficou claro até aqui que nenhum dos dois foi totalmente defendido. Isso porque cada um, com suas características específicas, atinge objetivos diferentes dentro das estratégias voltadas para cada negócio ou empresa.
O Adwords geralmente está relacionado a vendas de formas mais diretas, visto que o usuário já está buscando pelo produto ou serviço. Possui taxas de conversões maiores justamente pelo usuário ter interesse prévio. |
O Facebook Ads procura construir ou consolidar um relacionamento e engajamento com o público-alvo. Pode ser utilizado para aumentar as pessoas interessadas no conteúdo da marca ou redirecionar para o site. |
Combine Facebook Ads com Google Adwords
Facebook Ads ou Google Adwords: tais plataformas não são rivais, mas sim complementares, ou seja, o ideal é conciliar investimentos e estratégias em ambas. Combinar as duas significa atingir tanto o consumidor que já está procurando pelo produto ou serviço e também mostrá-los para quem ainda não os conhece e consolidar a marca no mercado e dar mais visibilidade.
Veja qual traz mais retorno para o seu negócio e concentre mais esforços nela, mas nunca esqueça da outra. No marketing digital, o ideal é que o cliente tenha acesso à empresa por todos os meios possíveis, ou seja, que a empresa ou negócio possa ser facilmente encontrada na internet, garantindo alcance maior no segmento e, consequentemente, mais pessoas interessadas.
Faça com quem entende
Ainda que pareça simples, resultados efetivos se dão com profissionais que entendam sobre o assunto.
A C4SA acredita que uma equipe especializada, além de gerar um bom retorno sobre o que é investido, o empreendedor ainda terá tempo de se dedicar ao seu negócio de maneira eficaz.
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