Dicas para começar uma loja virtual

A internet hoje é essencial na vida de muitas pessoas. Olhamos o celular cerca de 86 vezes ao dia em média. Estamos conectados em várias redes sociais e podemos viajar ao redor do mundo sem sair de casa. Recentemente, as lojas virtuais estão ganhando destaques no campo online, pela facilidade e praticidade de compra. Nesse post, você vai encontrar algumas dicas para começar uma loja virtual e bombar o seu negócio.

Essas lojas virtuais fazem parte de uma modalidade de comércio chamada e-commerce. Sua função basicamente é realizar transações financeiras por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares.

No início, o e-commerce era utilizado basicamente para vender bens tangíveis com valores modestos, como: livros e CDs. Hoje, ele é utilizado para comercializar desde produtos que custam milhões, como: iates, carros de luxo e mansões, até produtos que há pouco tempo eram inimagináveis pela sua incompatibilidade com este tipo de comércio, como roupas, perfumes e alimentos.

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Números

De acordo com a E-bit, 51,5 milhões de consumidores realizam compras online. Durante datas comemorativas como Natal, dia das mães, dia dos pais, dia do comércio, black Friday, entre outras, os números ultrapassam a marca de 200 milhões de pedidos realizados via internet. A média de compra por consumidor, são dois produtos por mês.

Um dos principais motivos da venda online ser um grande sucesso, são as formas de pagamento. Com o cartão de crédito, a maioria dos sites permite parcelamento. O PayPal e o boleto bancário também são ótimas formas de garantir uma compra. Outros fatores também influenciam como preços mais baixos, produtor exclusivos e lançamentos.

No primeiro semestre de 2015, o faturamento de e-commerce contabilizou mais de 18 bilhões de reais gastos em produtos contra R$ 16,1 bilhões de reais no primeiro semestre de 2014. No Brasil 17,6 milhões de pessoas fizeram pelo menos uma compra online no primeiro semestre de 2015, representando assim uma queda de 7% se comparado com o mesmo período de 2014.

A região que mais consome online no país é disparada a Sudeste, com expressivos 64,5% de participação no mercado de e-commerce brasileiro. Bem distantes vêm as segunda e terceira colocadas, as regiões Sul e Nordeste com 13,9% e 12,7% respectivamente.

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Categorias mais vendidas

Moda & Acessórios segue na liderança como categoria que mais vende pela Internet, com 15% de participação no volume de pedidos. Em seguida, estão Eletrodomésticos (13%) que subiu da terceira para segunda colocação, Telefonia & Celulares (11%), Cosméticos & Perfumaria/Cuidados Pessoais/Saúde (11%), atrás por casas decimais e Livros/Assinaturas & Revistas (8%) para completar as cinco primeiras posições.

O crescimento de vendas via dispositivos móveis continuou seu crescimento, porém parece ter sofrido uma leve desaceleração. Chegou à representativos 10,1% de participação em todo o mercado online. No primeiro semestre de 2014 este número era de 7% e fechou o ano com 9,7% de participação em todo o mercado.

Seis meses depois, o crescimento é mais modesto, porém se mantém, são 0,4% a mais em participação em todo o mercado.

Confiança do empreendedor no e-commerce

A 6ª edição do Índice de Confiança do Varejista no E-commerce trouxe dados importantes para o setor. De acordo com o relatório final, as empresas varejistas continuam sendo as mais interessadas no e-commerce, devido à sua atividade. Para conquistar mais clientes, essas empresas têm investido pesadamente em estratégias de e-mail marketing e integração multicanal, uma tendência que já está bem definida no marketing digital.

Em contrapartida, verificou-se também uma queda no interesse pelo marketing em mídias sociais, caindo de 39% para 32%. Isso demonstra uma tendência que pode afetar diretamente no relacionamento das empresas com seus clientes, por isso é bom ficar atento e acompanhar esses números.

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Logística

No campo da logística, o principal meio de distribuição utilizado pelos empreendedores do e-commerce ainda é o PAC, dos Correios, empresa detentora de 93% da demanda das lojas virtuais no Brasil no que se refere ao envio dos produtos vendidos. Na sequência vem a entrega por transportadoras, tendo 35% do mercado e, por último, 13% das empresas utilizam frotas próprias para atender às demandas logísticas de seus e-commerces.

Esses números demonstram que existe um vasto campo a ser explorado no que diz respeito à logística para o e-commerce, já que trabalhar com grandes companhias pode não ser financeiramente atrativo para um pequeno empreendedor da internet. Entregas locais, por motoboy ou mesmo pequenas entregas, mostram ser um bom nicho de mercado para se trabalhar.

Permanência no mercado

O site E-commerce destacou recentemente uma preocupação com o e-commerce no Brasil: a maioria das lojas virtuais deixa de operar em apenas três meses, algo realmente preocupante quando se pensa no pequeno empreendedor. Sem conhecimentos suficientes sobre o mercado, o empreendedor acaba sendo engolido pela concorrência. Outros fatores destacados também são a falta de planejamento para o negócio e também a falta de profissionalização da equipe, fatores que estão sendo amplamente trabalhados por sites e profissionais do setor.

De maneira geral, os dados do e-commerce no Brasil demonstram um mercado em franca expansão, mas que ainda precisa de amadurecimento no que tange à profissionalização do mercado e serviços oferecidos, bem como no desenvolvimento de tecnologias e soluções que agreguem valor ao consumidor final. De qualquer maneira, para quem deseja empreender neste segmento, ficam as dicas: buscar conhecimento, compreender o mercado por planejar e contratar profissionais competentes.

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Motivo do sucesso

Além de trocar a agitação do varejo tradicional pela calma e sossego que um acesso via web proporciona, os consumidores virtuais, que já ultrapassam a casa dos 32 milhões, têm outras razões para comprar na web. Podemos resumi-las em três motivos:

– Eficiência

Agilidade nas negociações e rapidez nas entregas são fatores que tornam uma transação eficiente. Sendo assim, os consumidores virtuais buscam essas características para determinarem o e-commerce como uma forma satisfatória de consumir. No aspecto eficiência, estão inclusas as respostas rápidas de e-mail às perguntas e necessidades dos clientes, usabilidade e objetividade para efetuar as negociações dentro da loja, bem como a entrega da mercadoria na data combinada.

– Credibilidade

O fator credibilidade é essencial para conquistar consumidores virtuais. Sem gerar confiança, nem transmitir segurança aos clientes em potencial, as lojas virtuais não conseguem vender e se estabelecer no mercado online. Dessa forma, é essencial oferecer componentes de segurança, como certificados, para que o cliente adquira credibilidade e volte-se para o comércio eletrônico.

– Bem estar

Estar no conforto de casa e/ou trabalho, comprando sem stress é a grande sacada do e-commerce. É, por isso, que as lojas virtuais apostam em comodidade e praticidade para conquistar os consumidores, pois a experiência proporcionada provoca bem estar aos clientes e os fazem aderir ao consumo virtual. Logo, a expectativa de sucesso na negociação deve ser cumprida pelas lojas, para que o consumidor realmente se estabeleça no e-commerce como cliente fiel.

Uma boa Identidade Visual

Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual e conjunto de cores. Uma empresa que apresenta materiais bonitos para expor seus produtos e serviços, passa a imagem de organizada e promissora.

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Por que sua empresa precisa ter uma identidade visual?

Uma boa identidade visual demonstra o profissionalismo da sua empresa. Se sua empresa não tem um bom material institucional, o que garante que entregará um serviço profissional e de qualidade? Lógico que só um material bonito e bem feito não garante a venda, mas faz muita diferença na hora de mostrar que você valoriza a qualidade em tudo que faz.

A marca da empresa é o símbolo que identifica o significado de seu nome e os conceitos que ela pretende transmitir. Ela precisa ser cuidadosamente pensada. Ela deve, primordialmente, ser entendida pelo público com o qual a empresa lida. Por isso, esse trabalho é chamado de “identidade visual”. É um produto que além de identificar a empresa ou produto, precisa estabelecer uma identificação, uma empatia, com o público-alvo.

Ter um material institucional bem desenvolvido e consistente se reflete em um grande benefício: aumento de credibilidade e sucessivamente ao aumento das vendas.

O layout de uma loja virtual é um dos motivos que influenciará o cliente a comprar. Por incrível que pareça, as pessoas acreditam que lojas sem nenhum layout ou com layout “clássico” não são tão confiáveis quanto aquelas que apresentam um design completo. Além disso, cerca de 60% dos usuários utilizam a internet de um dispositivo móvel, então é de suma importância a criação de um layout bem estruturado para mobile também. Em síntese, a compra de uma identidade visual é um dos segredos para o crescimento de uma loja virtual.


Redes Sociais

A internet trouxe, entre outras coisas, o benefício da interação em tempo real entre pessoas, apesar da distância. Essa possibilidade foi condensada com itens atrativos e hoje temos as “redes sociais”, cada qual explorando uma, ou mais, possibilidades do cyberespaço. Aproveitando-se do novo cenário virtual, inúmeras empresas já aderiram a essas redes, e não à toa. Usuários de uma marca tendem a se sentir mais próximos quando ela é acessível e está presente no seu dia a dia — papel que as redes sociais cumprem muito bem, ainda mais com o uso de dispositivos móveis.

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– Uma parceria de sucesso: seu negócio e as redes sociais

Existem inúmeros benefícios para aqueles que desejam uma integração com as redes sociais. Uma loja virtual pode até triplicar o seu alcance, tendo em mente alguns cuidados como: periodicidade nas publicações, estar em mais de uma rede social, publicar conteúdo específico para cada uma delas, incentivar o diálogo, assumir eventuais erros e responder de forma satisfatória a usuários insatisfeitos, por exemplo. E o ideal, para que esse trabalho seja bem feito, é contratar um profissional específico para esta área. Veja as vantagens:

– Atingir um número maior de pessoas

As redes sociais são um ambiente propício para novas campanhas. Para termos uma ideia do seu potencial, em 2014, o “ice bucket challenge”, desafio no qual o participante joga um balde com água e gelo sobre si mesmo para promover a conscientização sobre a doença esclerose lateral amiotrófica, alcançou gradativamente milhares de adeptos em todo o mundo, que compartilharam a sua postagem realizando o desafio. O assunto, segundo a retrospectiva do Facebook de 2014, foi um dos mais comentados do ano, e viralizou graças às redes sociais. Pensar que campanhas bem feitas podem alcançar tamanha repercussão nas redes é um dos motivos que leva empresas a tornarem-se mais presentes.

– Conhecer a opinião dos consumidores

Às vezes, existe algum detalhe que poderia acrescentar muito à experiência do usuário e deixamos escapar; as redes sociais expressam isso de forma muito clara. É possível ouvir de forma direta sobre o que deve ser melhorado e entender quem está sendo impactado pelo seu produto ou serviço. Entretanto, as opiniões devem ser estudadas com muito cuidado, pois muitas vezes revelam apenas um aspecto do problema, e não ele em sua totalidade. Para isso, ferramentas de estatísticas online podem ser um bom indicativo.

– Interagir com o seu público

Todo mundo tem em seu imaginário marcas e empresas como algo distante. Em muitos casos, só recorremos a elas depois de termos comprado um determinado produto e este apresentar defeito. Mas essa relação vem mudando aos poucos. O contato com o público nas redes sociais humaniza esse vínculo, e ainda atrai futuros compradores através de promoções, eventos e campanhas. É uma excelente oportunidade de tornar-se mais próximo dos clientes (e potenciais clientes), mesmo em ambiente virtual.

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Presença Digital

Nos dias de hoje, a maior parte das pessoas vivem conectadas por quase todo o dia, seja em seu computadores, tablets ou celulares. Um anúncio feito em uma rede social pode gerar mais retorno do que numa mídia impressa, conseguindo alcançar um público maior. E para que ele tenha sucesso, efetivamente, ele deve ser claro, objetivo e com o intuito de transformar esse potencial leitor em cliente. Existe uma fórmula simples, que pode ser seguida, chamada de A.I.D.A.

A: Atenção – o anúncio deve prender a atenção do visitante;
I: Informação – o anúncio deve fornecer informações importantes para o visitante;
D: Desejo – o anúncio deve despertar o desejo do visitante em conhecer mais sobre o produto ou serviço;
A: Ação – o anúncio deve fazer com que a pessoa entre em ação e compre o produto ou serviço oferecido.

As maiores redes sociais, Facebook e Instagram, já disponibilizam a plataformas para gerar anúncios. Assim, os anúncios direcionados por interesses pulam na tela do usuário, fazendo com que o produto seja visto. Também temos a plataforma de vídeo mais conhecida do mundo, o Youtube. Seus anúncios são em forma de pequenos banners que sobem durante a exibição de um vídeo ou aquelas propagandas de 30 segundos que antecedem um vídeo.

O Google oferece programas de monetização de sites, lojas e também anúncios de relacionados na própria página do google. O programa Google AdWords permite que você crie anúncios que aparecerão em páginas de resultados de pesquisa relevantes do Google e em nossa rede de sites de parceiros. O programa Google AdSense exibe anúncios do Google AdWords em websites individuais. O Google paga aos editores da web para que os anúncios sejam exibidos em seus sites, com base nos cliques de usuários, nos anúncios ou nas impressões de anúncios, dependendo do tipo de anúncio.

Não há duvidas de que todas essas formas de anunciar online funcionam devido ao uso das mídias sociais. E estar presente nela, leva o seu negócio a outro patamar. Ser visto online gera divulgação, marca presença, e vende o produto.

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Como entrar no e-commerce com o pé direito 

Trabalhar sério, ler muito, pesquisar preços da concorrência, ficar por dentro das novidades, ter bons fornecedores e parceiros são princípios básicos que colaboram com uma empreitada de sucesso. Fique atento para outros detalhes:

Planejamento – Habitue-se a planejar o seu negócio a curto e médio prazo, traçando metas.
Visibilidade – Sua loja precisa aparecer e para isso existem muitas ferramentas de SEO que ajudam com os resultados nas ferramentas de busca.
Gestão operacional – Conforme seu negócio for crescendo construa uma equipe que garanta o funcionamento e agilidade na operação de sua loja virtual.
Marketing digital – Para potencializar seus resultados, vale a pena investir em promoções, cupons de desconto e outros recursos que melhoram a experiência de compra do cliente.
Atendimento – Disponibilize canais de atendimento para seu cliente entrar em contato sempre que precisar. Telefone, email e chat são boas opções.

Esse tipo de comércio só tende a crescer. A cada ano, as expectativas dobram e os compradores se empolgam cada vez mais. Uma empresa, por exemplo, pode optar por ter uma loja virtual do que uma loja física. Assim, ela pode evitar gastos com locação, funcionários, etc. O sucesso de um grande empreendedor pode estar no mundo virtual.

Conte com a C4SA para te ajudar!

Ter uma empresa que ajuda desde a criação de sua loja e monitora todos os detalhes pode ser um diferencial. Com um layout exclusivo e pensado exclusivamente para cada cliente, a C4SA pode te ajudar a criar o seu negócio. Planejar a comunicação com o cliente é super importante para o desenvolvimento de uma loja e uma rede social. Durante o ano, podemos criar anúncios patrocinados, promoções e muito mais.  Não perca mais tempo, se você quer ter seu próprio negócio ou já tem e precisa de uma ajuda, essa é a hora! Venha conhecer a nossa solução de loja virtual ou conheça todas as nossas soluções para o seu negócio!c4sa1 Dicas para começar uma loja virtual - Branding - C4SA - Agencia de publicidade - Agencia de comunicação digital - Presença digital - Marketing digital - Loja Virtual - Criar uma loja virtual - Como ter uma loja virtual - como montar uma loja virtual - empresa que cria loja virtual


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