PT versus PSDB? Bolacha versus biscoito? Evolucionismo versus criacionismo? Não. O único debate realmente capaz de quebrar a internet é “azul e preto” versus “branco e dourado”.
A polêmica começou quando um singelo Tumblr perguntou: qual a cor deste vestido? Pronto! Foi o suficiente para incendiar as redes sociais na noite desta quinta (27), que certamente entrará para a história da internet.
De acordo com esta enquete do Buzzfeed, que já contabiliza quase 1,5 milhão de votos, 73% acreditam que o vestido é branco e dourado. Os outros 27% crêem que ele seja azul e preto.
Mas quem está certo?
As inconciliáveis diferenças de opinião entre os pró-azul e os pró-branco se devem a questões fisiológicas. Dependendo do contexto, nosso cérebro pode tentar “interpretar” as cores por si próprio, como explica este artigo publicado na revista Cell. Evoluímos para enxergar à luz do sol, que vai mudando de cor dependendo da hora do dia. Então, estamos acostumados a tentar compensar possíveis distorções que a luminosidade provoque na cor dos objetos.
“As pessoas podem descontar o lado azul, que neste caso faz com que elas terminem vendo branco e dourado, ou descontar o lado dourado, o que faz com que elas vejam azul e preto”, disse o neurocientista Bevil Conway à Wired.
Isso depende não só de aspectos do ambiente como também da constituição particular de cada olho humano. A idade também pode influenciar. Em geral, de acordo com a Time, quanto mais velho o observador, maior a propensão para ver branco e dourado.
Mas isso não significa que a cor do vestido seja uma questão de ponto de vista. Isolando cada tonalidade da peça e verificando a escala RGB, é inegável: o vestido é azul e preto.
A alteração do balanço de branco da foto original (centro) através do Photoshop permite chegar aos dois resultados
voltar
Deixe um comentário