Uma pesquisa rápida feita aqui pela C4SA revelou que muitos empreendedores não sabem diferenciar exatamente uma postagem patrocinada, uma postagem simples ou um anúncio. Outros ainda sabem que precisam utilizar as redes sociais para promover sua empresa, mas não sabem a maneira correta de fazer.
Logo, tão importante quanto investir, é saber como estes números retornam em vendas e valorização da marca diante dos consumidores.
O Facebook, que tem o Instagram integrado, assim como Twitter e Linkedin possuem formas de se anunciar e, cada um com sua especificidade, atingem públicos e objetivos diferentes.
Listamos aqui as principais vantagens de se anunciar nas redes sociais, são elas:
Alcance orgânico turbinado
O alcance orgânico, que é o número de pessoas que foram impactadas pelo seu conteúdo de maneira não paga (sem patrocínio), foi extremamente diminuído pelo Facebook, assim como as demais redes sociais.. Hoje, um conteúdo chega de forma orgânica para aproximadamente 2% da base de fãs, o que prejudica as fanpages, sobretudo às que não possuem um número alto de curtidores.
A imagem demonstra como o patrocínio foi importante para que mais pessoas visualizassem a publicação.
Assim, anunciar os conteúdos aumenta o alcance e mais pessoas serão atingidas e maior a probabilidade de interagirem com este.
Segmentação certeira
Não adianta ter um alcance maior, se este não é de um público relevante para o negócio em questão. Uma boa segmentação, assim como um bom posicionamento de marca, é de extrema importância, sobretudo para anúncios nas redes sociais. Isto porque se seus anúncios não forem exibidos para pessoas que tenham interesse nos seus produtos ou serviços, não haverá retorno nas vendas e, consequentemente, há perda de tempo e dinheiro investido.
A partir do Facebook, as demais redes seguiram e aperfeiçoaram seus algoritmos, permitindo coletar informações mais básicas, como idade, gênero e localização, até as de interesse dos usuários, como assuntos mais buscados e muito mais. Desta forma, é possível montar uma segmentação que atinja um público que está realmente interessado nos seus conteúdos, se relacionando com a marca e aumentando as chances de vendas.
Variedade de anúncios
Todas as redes sociais possuem diversos tipos de anúncio, mas o Facebook, em específico, proporciona uma variedade maior, se aplicando diretamente à necessidade do negócio ou sendo usada como um apoio às demais estratégias de marketing utilizadas. Dentre os formatos e objetivos de anúncio, encontram-se:
- Envolvimento com o aplicativo
- Instalações do aplicativo
- Reconhecimento da marca
- Cliques no site
- Participações no evento
- Geração de cadastros
- Divulgação nas Imediações
- Obtenções da oferta
- Curtidas na Página
- Envolvimento com a publicação
- Visitas ao estabelecimento
- Visualizações do vídeo
- Conversões no site
Assim, para todos os tipos de empresa e finalidades, há um formato apropriado.
Custo-benefício e Mensuração
Por último, mas não menos importante, o custo-benefício é um dos principais motivos para se fazer anúncio em redes sociais. Mais do que definir de forma estratégica o público ideal e o tipo de anúncio, ainda é possível escolher quanto aplicar nos anúncios, tendo um retorno sobre o investimento maior.
As plataformas também permitem um monitoramento assíduo dos resultados obtidos, permitindo adequar as campanhas de acordo com a evolução.
Ainda não viu as vantagens de anunciar nas Redes Sociais?
Os usuários estão totalmente presentes nas redes sociais, principalmente o Facebook. Acreditamos que além de todas as vantagens já apresentadas, é importante que o empreendedor entenda que é importante estar onde o seu público ideal estar. Desta forma, as redes sociais podem se mostrar como mais um espaço para atrair novos clientes e aumentar as possibilidades de negócios.
Se ainda não fez nenhum anúncio nas mídias sociais e deseja saber como podem ser importantes para o seu negócio, a C4SA oferece soluções em presença digital específicas para o seu negócio. Solicite uma consultoria e conte mais para nós sobre o seu negócio.
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[…] Engana-se quem acredita que vários posts por dia aumentam significativamente o tráfego na fanpage. O Facebook reduziu para 2% o número do alcance orgânico das postagens justamente para que haja mais investimentos, sobretudo por parte das marcas. Neste caso, postar várias vezes por dia não é válido, mas sim montar estratégias de anúncios eficazes. […]