Muitos empreendedores, ainda que saibam da importância do Marketing Digital, esbarram em diversas questões que os impedem de explorar esta área, como:
- Não ter tempo ou equipe para se dedicar;
- Não saber como começar;
- Acreditar ser um investimento caro;
- Que o negócio não tem público para o digital;
Essas e outras dúvidas cercam os empresários até que surge a principal: “Será que eu preciso de uma agência?”. Entretanto, alguns aspectos precisam ser analisados antes de ir à procura.
Terceirizar ou internalizar a mão de obra?
Alguns cenários estão presentes nas empresas para esta dúvida:
#1 Alguns colaboradores sabem um pouco sobre marketing, mas não são do setor
Tornar interno um serviço que não é especialização da equipe pode comprometer não somente o serviço em si como também o desempenho da própria equipe. Internalizar trabalhos é considerável quando pode ser escalável e trazer bons resultados. Do contrário, pode ser tornar arriscado demandar tais planejamentos que podem não ser seguidos de forma correta e produtiva.
#2 Uma equipe colaboradora dedicada a vendas, mas não são especialistas em marketing (sobretudo o digital)
A possibilidade de desenvolver a equipe pode ser considerada quando é desejável aperfeiçoar e capacitar a equipe para a nova e determinada função. Entretanto, alguns pontos devem ser ressaltados, tais como o tempo e a experiência que a especialização exige. Sabe-se que a empresa ter especialistas integrados na sua equipe de marketing e vendas pode ser importante para a execução da estratégia, mas demanda tempo.
#3 Não ter equipe dedicada a marketing e vendas
Neste caso, mais ainda que nos outros, é melhor optar por terceirizar o serviço, visto que a empresa contará com especialistas experientes e não terá que preocupar em montar uma equipe a mais no seu negócio.
Como escolher a Agência de Marketing certa
Uma agência pode trazer grandes resultados para a empresa. Sendo assim, algumas questões devem ser analisadas:
#1 A proximidade é um fator importante?
Aqui na C4SA temos clientes de diversas cidades do Rio de Janeiro e do Brasil. As reuniões são feitas periodicamente de forma presencial ou por Skype e Hangouts, pois prezamos o bom contato, mas também utilizamos as ferramentas de comunicação para atender da melhor forma.
Essas ferramentas são familiares para você? Ou há grande importância de reuniões presenciais? Entender como se dá o gerenciamento de comunicação é crucial para qualquer negócio.
#2 A agência tem cases em seu segmento?
Examinar o portfólio e os cases de sucesso é um passo importante, pois demonstra o trabalho e como da agência vai agir com o seu negócio.
Caso a agência ainda não tenha um case específico no seu segmento, você pode ser o primeiro.
#3 Quais os serviços que a agência oferece?
Algumas agências oferecem apenas serviços de Branding e Identidade Visual. Outras oferecem apenas soluções para web, como criação e implementação de sites. Ainda tem as que são totalmente voltadas para o digital ou o oferece como adicional aos seus serviços tradicionais.
Existem agências que podem oferecer uma gama de serviços e outras que são especializadas em alguns nichos.
Compreender os serviços que a Agência oferece e o que você realmente precisa é considerar até onde vocês poderão chegar juntos.
#4 Qual o ticket médio para a contratação?
Lembre-se que em tempos de crise, profissionais e empresas que investem de forma consciente na sua comunicação saem na frente em relação aos demais concorrentes.
Portanto, ao buscar uma agência, o ideal é entender seus serviços e, consequentemente, quanto será cobrado por isso. O que terá mais peso, afinal, é a qualidade do serviço e o que te dará de retorno sobre seu investimento – ROI.
#5 E o prazo do contrato?
No geral, a procura por uma Agência ou Consultoria já se dá com um breve objetivo em mente. Entretanto, é necessário observar que algumas ações têm determinado prazo para retornar com os resultados esperados.
Desta forma, o ideal é que haja uma conversa com um especialista da Agência sobre o que o que é necessário para sua empresa e em quanto tempo os efeitos podem começar a surgir.
O recomendado é que os contratos tenham pelo menos seis meses, sobretudo se sua estratégia tem a ver com implementação de ações de Marketing Digital.
#6 Qual o tamanho a agência tem que ter?
Agências menores podem trazer mais exclusividade para o seu negócio, já agências maiores podem ter uma capacidade produtiva maior. O que será analisado é a qualidade do serviço oferecido e as necessidades para o negócio em questão.
Escolha a C4SA
A C4SA oferece serviços de:
– Branding e Identidade Visual
– Gestão de Marca e Gerenciamento de Redes Sociais
– Criação de Site profissional
– Soluções para e-commerce;
Entre em contato conosco e veja como sua empresa pode crescer e vender mais com nossas soluções.
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