Branding – Como Fortalecer Sua Marca
A cada dia que passa as marcas precisam se fortalecer mais e construir defensores. Uma marca forte é aquela que está consolidada no mercado, que possui clientes fiéis a ela e que sabe para quem quer vender. O branding trabalha justamente o conceito de gestão de marca, onde gerir uma empresa é, mais do que se imagina, um trabalho árduo e cuidadoso para que a empresa seja bem sucedida no mercado através da sua marca.
Ao construir uma marca deve-se ter uma atenção redobrada, pois o logotipo é a cara da empresa. Ele vai estampar todos os produtos ou serviços e será a primeira apresentação para os clientes. Uma boa identidade visual pode ajudar a maximizar os resultados da marca e diferencia-la frente à concorrência, uma vez que ela carrega as cores, brasões e especificações da empresa.
É comum hoje entre as empresas a marca surgir com uma história, mostrando sua importância e origem. Isso é conhecido no meio publicitário como storytelling. É o processo que dá uma identidade narrativa a marca, criando uma história em torno dela. Porém as histórias devem ser construídas com base na verdade e não inventadas, sob risco de ser descoberto pelo público e criar um descrédito total na marca e na empresa. Algumas empresas acham que apenas um storytelling bem contado seria o suficiente para agradarem os consumidores. O correto é seguir um longo processo que se inicia com um estudo sobre a nova marca e prevê até mesmo um gerenciamento de crises no futuro.
Como diria um dos maiores profissionais de branding do mundo, Wally Olins, “branding é persuadir os de fora a comprar e persuadir os de dentro a acreditar”.
Você deve conquistar os clientes que ainda não conhecem sua marca e dar valor aos seus clientes fiéis, sempre dando novas razões aos seus consumidores fixos, para que estes retornem e se tornem cada vez mais próximos e apaixonados pela sua marca.
voltar
Deixe um comentário