Para aumentar vendas atualmente, sobretudo em tempos de crise, a busca é por superar a expectativas não só de atrair mais clientes, como também convertê-los e fidelizá-los.
Entretanto, como alcançar melhores resultados e vender mais? Como identificar o público certo e alinhar estratégias coerentes? Nesse processo, as Redes Sociais têm grande importância e um grande cenário de oportunidades. Veja como aumentar seguidores e, consequentemente, vendas.
Vários posts por dia não aumenta o tráfego
Engana-se quem acredita que vários posts por dia aumentam significativamente o tráfego na fanpage. O Facebook reduziu para 2% o número do alcance orgânico das postagens justamente para que haja mais investimentos, sobretudo por parte das marcas. Neste caso, postar várias vezes por dia não é válido, mas sim montar estratégias de anúncios eficazes.
Entretanto, as redes sociais precisam ser agradáveis e atrativas para o público. Logo, apostar em formatos diversificados é fundamental. Algumas práticas são:
# Imagens: Devem ser o mais atraentes, inteligentes e lúdicas possível, para que não somente chame a atenção do leitor, mas também o faça interagir e compartilhar a ideia. Atualmente, diversos formatos de imagens são permitidos, facilitando a interação com o conteúdo.
# Vídeos: São formatos que prendem a atenção do consumidor, além de permitirem uma exposição maior de conteúdo.
# Mobile First: Tão importante quanto acertar num conteúdo relevante e atraente, é fazê-lo com o formato aceitável e adaptável a todos os meios, sobretudo o mobile, afinal, é onde o público mais acessa as redes sociais.
Redes sociais como parte influenciadora no processo de compra
Nas redes sociais, os usuários expõem e debatem sobre os mais diversos assuntos, inclusive sobre preferências e opiniões. Logo, é possível buscar e analisar o comportamento dos consumidores e criar estratégias de vendas mais assertivas e personalizadas.
Além das preferências, os consumidores costumam também trocar dicas, sobretudo acerca de dicas e avaliações sobre produtos e serviços. Muitos procuram primeiro as redes sociais da empresa antes de realizar qualquer transação, levando em consideração a reputação da empresa ou da marca, como esta se relaciona com os seus usuários e afins.
Pensar em estratégias para as Redes Sociais, deve-se levar em consideração o comportamento e expectativas do cliente-alvo, visto que o objetivo deve ser não apenas de propagar a marca, mas criar um elo com clientes atuais e potenciais. Consumidores que têm suas expectativas atendidas tanto pelo produto ou serviço quanto pelo atendimento, se tornam fãs e propagador da marca.
Conteúdo é fundamental
Tão importante quanto uma aparência atrativa, são posts que contém informações relevantes ou conteúdos que promovam interação do público. Postagens apenas “bonitas” não atraem consumidores, que descartam a página logo de cara. É fundamental ser único e ter esse conteúdo totalmente voltado para atender, entreter e informar os consumidores.
Para isso, é fundamental que toda às estratégias de mídias sociais sejam autênticas, ou seja, que ressaltem o que a empresa tem de melhor, mas de maneira criativa e relacionada às principais necessidades do consumidor. Esse é o único caminho para criar e manter uma boa presença digital.
Aumentar vendas significa ter mais relacionamento
Massificamos sobre conteúdo atrativo e relevante para o usuário, pois esse é o principal meio de se obter empatia por parte do público. Após gerar esse vínculo, o próximo desafio é estar disposto a ouvir, entender e atender esse público, de modo a resolver ou minimizar os seus principais problemas, ou mesmo prevê-los. Marcas que investem apenas em conteúdo acabam pecando e perdendo grandes oportunidades de vendas por não saber se aproximar e interagir com os consumidores.
Mais do que estar em todos os canais e redes sociais, é saber a melhor forma de se relacionar com o seu cliente, o que ele espera da empresa. Monitorar as redes sociais não é apenas ver o que o público tem falado sobre sua marca, mas para desenvolver estratégias de relacionamento e ampliar as possibilidades de conteúdo.
Quando o consumidor tem suas necessidades atendidas com conteúdo e um relacionamento que cativa, o resultado é o aumento no número de visitas na página e/ou site e, consequentemente, o aumento nas chances de vendas. Sendo assim, as redes sociais são um grande meio para atrair, converter e fidelizar clientes.
Não seja apenas mais um nas Redes Sociais
Muitas marcas estão nas Redes Sociais, mas não sabem muito bem ainda o porquê precisam estar no meio virtual ou não desenvolvem estratégias efetivas que não tragam apenas retorno em Branding, mas também em vendas.
Reúna e analise as diversas estratégias para as redes sociais de acordo com o seu negócio (se possível, peça ajuda de um profissional), ponha em prática e veja como são um importante passo no upgrade da sua marca.
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