SEO e Adwords

SEO e Adwords são duas das ferramentas mais utilizadas no SEM (Search Engine Marketing), que é uma área do Marketing Digital que tem como objetivo dar visibilidade para o site nos mecanismos de busca, aumentando o tráfego e as conversões.

Ainda há dúvidas em qual destas ferramenta é mais importante ou necessário maior investimento. Vejamos as peculiaridades de cada uma e porque é fundamental dedicar esforços em ambas.

 

SEO: Busca orgânica

SEO – Search Engine Optimization – é um conjunto de técnicas e estratégias utilizadas para tornar o site mais amigável para os mecanismos de buscas, melhorando assim o seu posicionamento nos resultados orgânicos, ou seja, os que não são patrocinados.

Logo, um site bem otimizado (dentro das técnicas de SEO) é fundamental para gerar tráfego orgânico e destacar a empresa.


>> Principais pontos

– Com o algoritmo dos principais buscadores, como o Google, cada vez mais rigoroso, site que aparecem nas posições mais elevadas tendem a passar mais credibilidade para o usuário, acarretando mais cliques.

– Não necessita de um investimento mensal, mas é necessário que o site seja elaborado (ou reelaborado) de acordo com as técnicas e exige constante aprimoramento e atualização para os resultados. Sendo assim, a ajuda de um profissional é de suma importância.

– É uma ferramenta poderosa e com resultados comprovados, mas que surgem a médio prazo, pois demanda um certo tempo até os principais buscadores indexarem totalmente as páginas do site.

 

Google Adwords: Links Patrocinados

A segunda parte do SEM é formada pelos Links Patrocinados, que são formas de publicidade paga que permite que um anúncio seja veiculado tanto nas nas páginas de pesquisa através de palavras-chave quanto em sites associados que alugam espaços para anúncios.

O mais conhecidos desse serviço é o Google Adwords, que possui maior relevância e número de pesquisas. Nesta modalidade, é possível definir mais o público esperado através do tipo de pesquisa, horário de anúncio, localidade e o valor a ser investido periodicamente.

 

>> Principais pontos

– O Google Adwords potencializa o retorno a curto prazo, pois o anúncio vai de acordo com o que o usuário está buscando, aumentando o número de conversões, além de se poder investir o valor que puder.

– Com o tempo, há como identificar as palavras-chave que mais trazem conversões para o site e otimizar tantos os anúncios como as páginas de destino do site em questão.

– É possível direcionar os anúncios para páginas específicas do site, sobretudo as que são mais propícias à conversão do usuário.

– Apesar de parecer uma ferramenta simples, há diversos recursos, que demandam técnica e experiência. Logo, é recomendado que seja feito por profissionais da área, evitando possíveis prejuízos e nenhum retorno sobre o investimento.

 

SEO e Adwords: ponto a ponto

Ainda com os pontos apresentados acima, há outros que devemos ressaltar, sendo eles:

 

# Relevância e Credibilidade

Ainda que o anunciante possa adquirir a palavra-chave no leilão e aparecer em alguns resultados no topo, o anúncio e o conteúdo da página tem que estar de acordo com o que foi buscado pelo o usuário. Como exemplo, podemos utilizar um usuário que esteja buscando por “qual o melhor tênis para esporte” e aparecer os resultados de lojas que vendem tênis esportivos.

Além do mais, as políticas de anúncio, sobretudo do Google Adwords, também avaliam o quanto sua página é importante de acordo com a pesquisa do usuário, só exibindo o seu anúncio se o conteúdo for realmente relevante. Assim, às estratégias de SEO estão mais relacionadas à credibilidade e relevância do site.

 

Retorno de Curto e Médio prazo

Enquanto às estratégias de SEO levam um pouco mais de tempo para darem resultado, utilizar Adwords pode ser mais eficaz para a curto prazo, porém pode ter um custo maior, sobretudo se o site não cumpre regras básicas das Políticas para Anúncio do Google Adwords. Logo, o anunciante paga mais caro pelas primeiras posições.

 

Continuidade das campanhas

Suas campanhas no Adwords podem sair do ar se não for feito o investimento mensalmente. Logo, o SEO trabalha a continuidade do site em se manter relevante para o usuário.

 

Relatórios

Em contrapartida, o Adwords possui mais recursos para geração de relatórios, como o Google Analytics, que possibilita constante otimização dos anúncios para melhores performances, sendo a mensuração das campanhas mais fácil em relação ao SEO.

 

Afinal, em qual investir?

A resposta para essa questão é: invista em SEO e Adwords juntos. As duas estratégias são complementares. Ambas precisam de investimentos assim como dão retornos positivos.

Inicialmente, invista em SEO não somente para tornar seu site mais amigável para os mecanismos de buscas, mas mais relevante e de confiança para o usuário, e após comece campanhas no Adwords para dar mais visibilidade ao site. Com um site relevante, os anúncios pagos vão naturalmente diminuindo o investimento.

 

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Ainda que pareça simples, resultados efetivos se dão com profissionais que entendam sobre o assunto.

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