Cinco minutos para a reunião. O pessoal começa a se arrumar, peguem lápis, caderno, papel. A sala já foi definida. Enquanto isso, vamos passar o briefing para vocês.
Talvez esse cenário seja familiar. É a famosa reunião de brainstorm. O time de criação se reúne para gerar ideias.
São horas dentro de uma sala, um olhando para o outro, alguns anotando, alguns desenhando. O fato é que muitas, mas muitas dessas reuniões acabam sendo improdutivas. Porque além de serem longas, por falta de estipulação de tempo de duração da reunião, é fácil sair só com uma ideia em mãos.
Aí perdemos tempo, e ao longo do processo vemos que ela não é tão valiosa assim. Se ter uma ideia já não é tão fácil, ter uma ideia inovadora pode se tornar mais complicado ainda.
Ideias inovadoras
Grandes ideias não acontecem se você estiver parado. Até mesmo para o pensamento criativo, é necessário uma lógica.
Existem um conjunto de ferramentas e técnicas que aceleram a criatividade trazendo mais estrutura e clareza a concepção de ideias. Chamados muitas vezes de gamestorming, essas técnicas movimentam todas as pessoas envolvidas e unem os participantes, ao invés de mantê-los afastados, cada um no seu canto pensando para si.
O termo gamestorming parte da união das palavras game e storming, uma brincadeira com o termobrainstorm.
O que é um jogo
Jogos são atividades com regras estruturadas, podendo contar com a participação de um ou mais participantes que interagem entre si e possuem um objetivo.
Qualquer jogo é construído por cinco itens:
- Pessoas
- Regras
- Limites de tempo e espaço
- Ferramentas
- Um objetivo
Estruturas diferentes causam resultados diferentes. Para as técnicas de criação, que tipo de resultado você procura? Veja algumas opções:
- Novas ideias
- Acordos
- Decisões de risco
- Soluções de um problema
- Planejamento
Mas, eu estou trabalhando?
No nosso dia a dia corrido, a rotatividade de clientes e jobs é constante e perder tempo é abominável. Sugerir uma rodada de “jogos para criatividade” ao invés de uma séria e confiável reunião de brainstorm pode não agradar a todos.
Cronometrando o tempo
Quando não há estimativa de duração, as reuniões acabam em longas discussões, especialmente se alguém apresenta um novo tema. Uma forma de tentar manter todos no caminho é cronometrar e definir um tempo limite para a reunião. Já vi reuniões tomarem horas porque seus participantes simplesmente ficam esperando a grande ideia surgir, sem nenhuma iniciativa.
É inevitável que no começo de uma seção de brainstorm as pessoas fiquem um pouco perdidas. Dependendo do entrosamento do time e a timidez de cada um para expor sua ideia um longo silêncio pode tomar conta da sala.
Técnicas criativas para ideias inovadoras
Em empresas de softwares, portais e startups é mais fácil ver técnicas criativas sendo implementadas.
Onde o foco do trabalho é praticamente a própria empresa, ter mais tempo e pessoas se dedicando a produtos internos gera uma imersão em um ambiente mais propício a experimentação de novas ideias e metodologias. É uma questão de familiaridade. Quanto maior a familiaridade com algo, maiores as chances de você se dedicar mais e melhor a ela.
Em agências de publicidade, a rotatividade de jobs, produtos e clientes é enorme. Por mais que se passe alguns meses em um projeto, a urgência de entrega cria um vínculo muito pequeno entre pessoas e a tarefas. Esse vínculo faz com que se enxergue a melhor solução a curto prazo.
Em campanhas, concorrências e projetos maiores, há um vínculo um pouco maior, que estimula as pessoas a se dedicarem mais. São nesses casos onde brainstorms são aplicados que se deveriam aplicar técnicas criativas.
O que eu ganho com isso?
- Melhor a colaboração
- Melhor comunicação entre pessoas
- Melhor comunicação entre equipes multidisciplinares
- Melhor compreensão do papel de cada stakeholder envolvido
- Melhor compreensão das experiências do usuário
- Ideias melhores e mais rápidas
- Reuniões curtas e produtivas
- Identificação da causa e a raiz de um problema
- Encontrar os caminhos que apontam para a solução
Técnicas de Abertura (o ponta pé inicial para uma boa ideia)
O truque da abertura é fazer as pessoas se conhecerem e se sentirem confortáveis com o processo de trabalho em equipe. O objetivo dessas técnicas é gerar ideias e opções, provocar o pensamento e revelar as possibilidades. Elas são o ponta pé inicial para a criação de uma ideia.
A abertura é sobre reunir as pessoas e colocar as cartas na mesa com informação e ideias fluindo. Essa é a grande explosão de ideias e oportunidades.
Técnicas de Exploração
Uma vez que as ideias foram definidas, é preciso explorar e experimentar. São criadas condições que permitem o surgimento de coisas inesperadas, surpreendentes e encantadoras. Essas técnicas na maioria dos casos são usadas no meio de uma atividade, antes de dedicar-se a uma ação, mas depois de a ter definida.
As técnicas de exploração permitem analisar o o que há de bom naquilo, combinar, interpretar e trabalhar essas ideias de forma diferente para descobrir algo novo e mágico.
Técnicas de Fechamento
Fechar significa chegar a conclusões. Nesse momento é preciso avaliar as ideias e ter uma visão crítica ou realística sobre aquilo. Será que é essa a solução apropriada?
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