
Através do marketing digital é possível aumentar exponencialmente os resultados em seus negócios. Ele oferece ferramentas muito eficientes e a principal delas é o funil de vendas.
O funil tem a função de conduzir o cliente em todo o processo de compra, a partir do momento em que ele conhece o seu produto ou serviço até a efetivação da venda. Durante esse processo é preciso prender a atenção do seu consumidor e convertê-lo para lead e, assim que a compra for finalizada, convertê-lo em um cliente.
Cada empresa tem sua dinâmica interna e seu próprio funil de vendas e o número de estágios do funil depende de alguns fatores como tipo de produto ou serviço. Entretanto, de uma maneira mais genérica, podemos considerar que o funil tem 4 principais etapas: prospectar, apresentar, oportunidades e clientes. Precisamos saber como funciona cada uma dessas etapas para entendê-las ao máximo e aproveitar as oportunidades certeiras de converter em uma venda no final desse funil.
- Prospectar
Prospects são clientes em potencial para o seu negócio, pessoas que você percebe que precisam do seu produto ou serviço através de uma série de informações de perfil e gostos. Para atrair esses prospects utilizamos de iscas de estratégias de atração, como a disponibilização de conteúdos especializados e voltados para a necessidade desse perfil de público. Conduzimos esses futuros clientes a entrarem em contato ou deixar o seu contato através de redes sociais, sites ou landing pages.
- Apresentar
Os Leads estão um nível acima dos prospects no funil, pois esses já demonstraram interesse no seu produto ou serviço entrando ou deixando seu contato. Já estão mais qualificados e são considerados clientes em potencial para o seu negócio.
Para conduzir os leads até o final do seu funil é preciso nutrir um relacionamento com ele alimentando-o com conteúdos relevantes, segmentados e exclusivos para que possa despertar o interesse em efetivar uma compra. A medida que esse lead percebe a necessidade e está disposto a ter uma solução, é hora da equipe de vendas atacar e oferecer seu produto/serviço.
- Oportunidades
Leads qualificados e dispostos a comprar, a equipe de vendas vai entrar em contato, agendar uma visita, oferecer uma degustação, enviar um comparativo de custo e benefício para que o cliente tome a sua decisão. É completamente necessário que a equipe de vendas tenha todo o histórico de comportamento do lead até o momento do efetivo interesse, quais materiais foram acessados, quais as dúvidas do cliente e como foi a interação dele com empresa para que possamos agregar valor à oferta.
- Clientes
Na última etapa do funil de vendas temos a nossa taxa de conversão, ou seja, todos os prospects que chegaram até aqui e se tornaram clientes. Agora é preciso fidelizar esses clientes com qualidade e estimular o relacionamento com a sua marca.
A partir do momento que passamos a entender o funcionamento do funil, fica muito mais fácil de identificar os objetivos, como o aperfeiçoamento das vendas, melhoria no relacionamento com o público, a quebra do bloqueio às compras, entre outros fatores que comprometem o seu desempenho e seus resultados.
Ainda tem dúvidas de como funciona um funil de vendas e como aplicar o melhor funil para a sua empresa?
A C4SA pode trazer essa solução para você com as melhores plataformas digitais disponíveis no mercado. Criamos seu funil e monitoramos até a efetiva venda. Entra em contato com a gente ou nos faça uma visitinha.
voltar
Deixe um comentário