
Um dos conhecimentos fundamentais para quem trabalha com marketing é a psicologia das cores. Muito usada para influenciar os consumidores na tomada de decisão, os profissionais de marketing e de psicologia utilizam esse benefício no dia-a-dia para alavancar suas vendas de maneira direta.
Através de estudos sobre comportamento do consumidor e psicologia percebemos que:
– 85% dos consumidores acreditam que as cores de um produto é o primeiro ponto mais importante a ser analisado;
– 93% das pessoas avaliam as cores do produto na hora de efetuar a compra;
– Mais de 50% dos consumidores desistem de comprar um produto porque não tem da sua cor favorita;
– Apenas 1% dos consumidores decidem por um produto pelo som ou pelo cheiro;
– 6% observam a textura;
– 93% observam o aspecto;
– 80% das pessoas acreditam que as cores aumentam o reconhecimento da marca
Pensando na importância desse assunto, nós da C4SA separamos para você como cada cor pode influenciar no seu modelo de negócio e até mesmo na construção da sua marca.
VERMELHO – A cor mais quente e mais dinâmica. Ativa, emociona e apaixona. Estimula a energia e incentiva ações e confiança. Dá sentindo de proteção do medo e da ansiedade.
Usado em restaurantes para estimular o apetite, em liquidações ou para atrair compradores compulsivos por criar um senso de urgência.
AMARELO – A cor mais vibrante e energizante. Torna as pessoas mais falantes e estimula o otimismo e a esperança. Ajuda a concentrar a atenção e aumentar o intelecto.
Usado para prender atenção em vitrines, reflete clareza e cuidado. Muito usada para detalhes importantes.
AZUL – Representa calma, confiança e segurança e aumenta a criatividade.
Utilizada em negócios corporativos, diminui o apetite, reflete paz, estimula a produtividade e é associada à água.
LARANJA – É uma cor vibrante que fornece energia, é amigável e convidativa. Reflete calor, excitação e entusiasmo.
Utilizada para chamar a atenção, é a preferida por compradores compulsivos. Representa marcas alegres e confiáveis.
VERDE – Reflete equilíbrio e rejuvenescimento. Associada à saúde e tranquilidade. Representa o crescimento, vitalidade e a natureza. Tem efeito calmante e alivia o stress.
Associado à dinheiro e marcas ricas também é utilizado em lojas para relaxar os clientes e também em causas ambientais.
ROXO – Representa nobreza, riqueza, sucesso e sabedoria. É uma cor calmante que está ligada à espiritualidade. Estimula a criatividade e a resolução dos problemas.
Frequentemente utilizada em produtos de beleza e anti-idade. Representa um produto ou serviço criativo e imaginativo.
Com todas essas informações importantes, grandes marcas são capazes de influenciar o público-alvo combinando as cores certas. Mas se ainda assim você tiver dificuldade, a C4SA está aqui para te auxiliar em todo o processo de escolha e combinação de cores na construção da sua marca ou do seu projeto de negócio. Entra em contato e venha tomar um cafezinho conosco.
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